Neste momento estamos vivendo uma época de transformação. As informações circulam rapidamente e estão abertas a milhares de pessoas. Isso leva as empresas a iniciar um processo de monitoramento, pois querem saber o que seu público diz do produto que foi adquirido. Um processo importante para aprimoramento ou correções.
Além de monitorar seu público, também é importante saber o que seu concorrente faz. Veja bem, sua empresa vende o produto X, seu concorrente vende o mesmo produto. Vem a pergunta: o que fazer para que o público prefira comprar com você ao invés de comprar com ele?
Podemos iniciar nosso raciocínio usando uma ferramenta de análise de ambiente. A análise SWOT é um acrônimo de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Nesses quatro tópicos podemos fazer uma pesquisa para descobrir quais os possíveis motivos para sucesso ou fracasso de uma empresa.
Forças e Fraquezas se referem ao ambiente interno da organização. Um exemplo simples é o atendimento. Ele é adequado? Seu cliente sente segurança? A abordagem está correta? Respondendo a essas questões você poderá identificar se o atendimento é uma Força ou Fraqueza.
Já Oportunidades e Ameaças estão relacionadas com o ambiente externo.
Chegou um concorrente novo na cidade. E agora? É Oportunidade ou Ameaça? Depende. Claro que devemos respeitar sempre nossos oponentes. Mas ele oferece o mesmo serviço que sua empresa com a mesma qualidade? Tem preço bom? Tem variedade de produtos ou serviços?
As respostas lhe ajudarão a tomar decisões que são cruciais, como por exemplo, firmar-se no mercado fortalecendo a marca ou até mesmo mudando sua estratégia.
Lembrando que, sempre que um novo concorrente chega, tenha certeza que ele já pesquisou sua empresa. Então é hora de estar sempre um passo a frente.
Depois de fazer a análise chega o momento de reconhecer. Tem fraqueza? Então preciso mudar. Tem ameaça? É hora de sair do lugar. Utilize suas Forças para distinguir-se no mercado e não perca Oportunidades, se sua empresa deixar passar, outra vem e aproveita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário