Na última coluna, falei sobre a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Agora quero mostrar a vocês algumas dicas retiradas do SEBRAE-SP para evitar erros em campanhas de propaganda.
A primeira e essencial dica é definir claramente o "target" da campanha:
Afinal, a quem se dirige a campanha de publicidade? Se não conseguir responder sem hesitar, é melhor não passar às fases seguintes do processo. E não é aceitável dizer que "o alvo da campanha são todos os consumidores". Nunca se consegue captar a atenção de todos eles. Uma campanha de publicidade só pode ir em frente se tiver o público-alvo bem definido.
Se distinguir da concorrência:
Não conseguir descobrir o essencial a cerca da marca [algo único e distintivo] que seja digno de destaque e que nos ajude a motivar e conquistar o consumidor, é garantir o insucesso da campanha.
Não errar na mensagem:
O fato da mensagem definida no "briefing" não ser inspiradora é uma falha grave. Uma boa ideia não surge do nada. Ela resulta de um "salto criativo", dado em cima de uma orientação clara espelhada na mensagem. Portanto, discuta com a agência exaustivamente para que o “briefing” seja o inspirador das boas ideias.
Não prejudique a eficácia em prol da criatividade:
É necessário refrear a imaginação dos criativos e fazer com que coloquem os pés na terra. Uma campanha pode ser tecnicamente brilhante, ganhar prêmios de criatividade, mas, na prática, não atingir o alvo e fracassar por completo. Se os consumidores a quem a mensagem supostamente deveria se dirigir não a perceberem, também não irão identificá-la como dirigida a eles e não a reterão em suas mentes.
Escolher os meios publicitários errados:
A televisão é um meio de comunicação de massa, mas poderá, nem sempre, ser o mais adequado para fazer uma campanha de publicidade. Muitas vezes para determinado produto chegar ao seu alvo, bastará um anúncio num jornal de menor tiragem, por exemplo. Independentemente do orçamento disponível para a campanha, a escolha dos veículos ou mídias certos é imprescindível para não "dar tiros em todas as direções".
Confie a campanha a profissionais:
Se a sua empresa não tem um departamento de publicidade, pense duas vezes antes de avançar com uma campanha feita por amadores. Apesar de ser mais dispendioso, é mais seguro entregar estes assuntos a quem sabe. Caso contrário, arrisca-se a gastar dinheiro e outros recursos em vão. A publicidade tem técnicas e métodos específicos que só os profissionais da área dominam.
Muitas vezes, as campanhas são desenvolvidas tendo em consideração apenas a criatividade e, na maioria das vezes, o resultado é desastroso. "Criatividade pela criatividade não é, nunca foi e nunca será sinônimo de eficácia".
Fonte: SEBRAE-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário