A competitividade exige que as empresas busquem atualização tecnológica continuamente. Mas, uma situação vivida por mim chamou atenção. Fui a uma joalheria decidido a fazer uma compra. Entrei, olhei os produtos por alguns instantes e não recebi atenção de ninguém. Então, procurei alguém para me ajudar. Perguntei se tinham o produto que eu procurava. O vendedor sem olhar para mim disse que sim. Perguntei o valor e mais uma vez ele respondeu sem olhar para mim. Pedi para ver alguns modelos e sua reação foi apenas levantar o braço e mostrar a aliança que ele estava usando e disse: “É esse o modelo”. Fiquei sem reação e saí da loja. Fui à busca de uma loja com atendentes que pudessem tirar todas as minhas dúvidas e então efetivar a compra.
O que mais me impressionou é que a joalheria é tradicional na cidade. Essa situação nos mostra que muitas empresas se mantém atualizada tecnologicamente, mas se esquecem de atualização no atendimento. Ainda não aprenderam que só permanecem no mercado aquelas que mostram diferenciais em relação à concorrência.
Um desses diferenciais é, com certeza, a qualidade no atendimento. Consumidores ignorados e subestimados entram para estatística como clientes insatisfeitos no atendimento recebido.
Há muitas vantagens quando se oferece um atendimento de qualidade, entre elas está a fidelização do cliente. Nesse caso, quando o cliente precisar novamente de um serviço, certamente é da sua empresa que ele irá lembrar.
Por outro lado, as desvantagens são enormes. Abrir espaço para concorrência é uma delas. Se eles tiverem um atendimento qualificado (é triste dizer isso), provavelmente foi a última vez que aquele cliente foi à sua empresa.
Guarapari está crescendo e recebendo muitas empresas que primam em colocar o cliente sempre em primeiro lugar. Está na hora de repensar o atendimento em nosso comércio. Diga “até logo” para seu cliente. Não deixe que ele diga “adeus” para sua empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário